| Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte |
| Autor |
Mensagem |
Akiyro

Registo: 23 Abr 2006 Mensagens: 54
|
Colocada: Sáb Abr 28, 2007 9:54 pm Assunto: |
|
|
Ah carago, que bonito, que bonito *_* _________________ When I'm God everyone dies. |
|
| Voltar acima |
|
 |
Coiote
Registo: 01 Mar 2006 Mensagens: 422
|
Colocada: Sáb Abr 28, 2007 11:30 pm Assunto: |
|
|
| Akiyro escreveu: | | Ah carago, que bonito, que bonito *_* |
Vê-se logo que foste tu que escreveste isto  |
|
| Voltar acima |
|
 |
policy10

Registo: 11 Mai 2005 Mensagens: 3830 Local/Origem: Maia
|
Colocada: Dom Abr 29, 2007 12:49 pm Assunto: |
|
|
thx guys!! amazing...
thread do ano!! eu ate diria mais... thread do mes!! incrivel... _________________ Wo CC oW |
|
| Voltar acima |
|
 |
MarcoAntonio

Registo: 23 Jan 2005 Mensagens: 1896
|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 12:29 am Assunto: Re: NL - Meta-Game e Estratégia |
|
|
Excelente texto, C00l Kid & Akiyro.
Uma passagem que considero preciosa:
| Citação: |
Claro que tirar partido de uma falha por parte do adversário deve ser mesmo isso, ajustar de forma a tirar partido dessa falha e não originarmos uma ainda maior do nosso lado.
|
Mais à frente elaboras sobre outro aspecto um pouco mais subtil que é o facto de se identicar o estilo do adversário mas no entanto falhar na forma mais eficaz de retirar partido desse comportamento específico.
Embora o teu texto esteja obviamente orientado para o NL, muitas das questões encontram paralelo no FL com os devidos ajustes, o que torna este texto util ao praticante de qq uma das vertentes. _________________ . |
|
| Voltar acima |
|
 |
pmiranda.pt

Registo: 16 Jun 2006 Mensagens: 227
|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 2:13 pm Assunto: |
|
|
| C00L Kid escreveu: |
O meu Went To SD ronda os 27%, por isso quando vejo alguem com 30%+ considero alto. Tens que notar que o VPIP tem peso também, se um jogador é mais tight, é natural que quando vê o flop vá até ao SD mais frequentemente (vai ter mãos boas mais vezes). |
Parabens por (mais um) excelente post.
A algum tempo atrás encontrei uma métrica para tentar verificar pelas minhas estatisticas se estaria nos parametros normais para FL/SH:
http://forumserver.twoplustwo.com/showflat.php?Cat=&Board=micro&Number=2913856&PHPSESSID=&fpart=1#Post2913856
Posteriormente tentei encontrar algo semelhante para NL mas sem sucesso, apesar de ser principalmente jogador FL estou muito interessado em obter informação e discutir os mesmos parametros para NL e perceber as diferenças e o porquê das mesmas.
Cool e Wade, podem dar uma ideia das vossas stats PT para eu tentar perceber quais os intervalos em que estes devem estar para NL?
Deixo as minhas stats (0.25/.50 FL/SH):
Parametro: My Stats | Intervalo 2+2
VPIP/PFR: 20.13/9.82 | 23-25/14-16
VPIP from SB: 30.82 | 25%-40%
Folded SB to steal: 96% | 80-90%
Folded BB to steal: 67% | 60-70%
Attempt to steal blinds: 16.81% | 30%
Went to showdown: 33.56% | 35-38%
Won $ at showdown: 66.14 | 50-60%
Reafirmo que estas stats são as "aconselhadas" para FL/SH, mas queria verificar quão diferentes serão de NL.
AAbraço |
|
| Voltar acima |
|
 |
MarcoAntonio

|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 2:59 pm Assunto: |
|
|
| pmiranda.pt escreveu: |
VPIP/PFR: 20.13/9.82 | 23-25/14-16 ......... ~27 / ~6/7
VPIP from SB: 30.82 | 25%-40% ......... ~45
Folded SB to steal: 96% | 80-90% ......... ~75
Folded BB to steal: 67% | 60-70% ......... ~45
Attempt to steal blinds: 16.81% | 30% ......... ~10/11
Went to showdown: 33.56% | 35-38% ......... ~37
Won $ at showdown: 66.14 | 50-60% ......... ~54
Reafirmo que estas stats são as "aconselhadas" para FL/SH, mas queria verificar quão diferentes serão de NL.
AAbraço |
A maior parte dos meus números estão um bocado off e no entanto com eles consigo um BB/100 de luxo para FL (3.5~4.0 BB/100 em mais de 100K mãos).
Em relação aos teus, acho que para os números que tens jogas de forma muito conservadora no pós-flop. Sendo mais tight e agressivo do que eu, deverias levar mais mãos até ao fim. Nota que um Won$ At SD alto não é tão bom como aparente pois significa que estás a foldar demasiadas mãos de EV positivo. Ora, tens um went to sd um pouco baixo e um won % at sd um pouco alto, especialmente tendo em conta o teu VPIP.
Também acho que estás a foldar muito face aos steals. _________________ . |
|
| Voltar acima |
|
 |
Wade

Registo: 29 Mai 2005 Mensagens: 1553 Local/Origem: Lisboa
|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 3:35 pm Assunto: |
|
|
| Citação: | Cool e Wade, podem dar uma ideia das vossas stats PT para eu tentar perceber quais os intervalos em que estes devem estar para NL?
VPIP/PFR: 20.13/9.82 | 23-25/14-16
VPIP from SB: 30.82 | 25%-40%
Folded SB to steal: 96% | 80-90%
Folded BB to steal: 67% | 60-70%
Attempt to steal blinds: 16.81% | 30%
Went to showdown: 33.56% | 35-38%
Won $ at showdown: 66.14 | 50-60% |
As que oiço serem as ideais para MSNL:
VPIP: 22-25
VP$InFromSB: 20-25
Folded SB to Steal: ~85
Folded BB to Steal: ~80
Att. To Steal Blind: 30-35
Won $ at SD: 52-55
PF raise: 70/80% do VPIP
Flop AF: ~5
Turn AF: ~4
River AF: ~3
As minhas são um pouco diferentes porque tenho de adaptar a massive multitabling. Obviamente estas stats "ideias" podem variar bastante consoante o site/stakes em que jogas. |
|
| Voltar acima |
|
 |
njdsousa

Registo: 10 Mai 2005 Mensagens: 5079
|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 3:43 pm Assunto: |
|
|
| pmiranda.pt escreveu: | | Cool e Wade, podem dar uma ideia das vossas stats PT para eu tentar perceber quais os intervalos em que estes devem estar para NL? |
Aqui tens algumas stats... num post também extremamente valioso:
http://pokerpt.com/phpBB2/viewtopic.php?t=6198 _________________ Já estou up de semi-BUSTO!!! :) |
|
| Voltar acima |
|
 |
MarcoAntonio

|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 3:48 pm Assunto: |
|
|
Curioso o paragrafo dedicado ao «Win rate and standard deviation» nesse link que colocaste.
Fiz o exercício que sugere lá e o resultado - com base no meu winning rate e standard deviation numa amostra de 110 mil mãos - foi que eu sou um winning player com um grau de certeza de... 99.9996%
Z=4.47 btw... _________________ . |
|
| Voltar acima |
|
 |
policy10

Registo: 11 Mai 2005 Mensagens: 3830 Local/Origem: Maia
|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 3:52 pm Assunto: |
|
|
ou seja, ainda ha hipotese de tu estares com sorte e no grande longuissimo prazo perderes???? _________________ Wo CC oW |
|
| Voltar acima |
|
 |
MarcoAntonio

|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 3:59 pm Assunto: |
|
|
Exacto, com base nestas 110 mil mãos pode-se dizer que existe uma probabilidade de 0.0004% de eu estar a ganhar por mera sorte.
Esta noite não vou dormir...
Mas agora a sério, acho que vale a pena fazer o exercício. Deixo aqui um quote do paragrafo para quem quiser fazer:
| Citação: |
Win rate and standard deviation: Well, I guess I'll put something in here about win rate. It's simultaneously the most important and the least important stat. Be happy with anything above 0, naturally, but I'll include how to calculate with what confidence you know you are a winning player. This applies to all poker, not just 6 max, and it has been covered elsewhere, but I'm including it here for completeness. First, get your standard deviation per 100 hands from the Session Notes tab ---> More Detail. Divide that value by sqrt(N/100), the square root of the number of hands you've played divided by 100. That gives you the uncertainty (standard error) of your win rate, i.e., the accuracy to which you know your win rate after having played this many hands. As you can tell, it'll take quite a while to converge to within even as much as 0.1. Anyway, divide your current win rate by your uncertainty. This result, which I'll call Z, can be taken to a normal distribution table, like this one. Enter your Z into the "Below" box, and that's the probability you're actually a winning player. For the lazy ones among us, here are the cliff notes: Z = 1, there's an 84% chance you're a winning player, Z = 2, 98%, Z = 3, 99.999%, and Z = -1, 16%. As you can see from those numbers and a little figuring on your own with your standard deviation, it doesn't take all that many hands to know for near sure that you're a winning player. It should be equally apparent, however, that it's relatively likely for a winning 2+2er to have a negative Z over a reasonable stretch of hands.
|
_________________ . |
|
| Voltar acima |
|
 |
MarcoAntonio

|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 4:44 pm Assunto: |
|
|
Já agora, o pmiranda chamou-me a atenção para o facto do artigo com os ranges ser já de 2005 o que é relevante. Um dos aspectos que me salta aí à vista são as percentagens na agressividade e no que se refere às blinds (ataque e defesa). É um jogo que passa essencialmente pela agressividade pré-flop e guerra de blinds. Curiosamente num dos meus artigos no meu blog eu critico essa tendência de jogo que levou à morte do full ring fixed limit...
Pessoalmente a minha abordagem é bastante diferente: procuro mesas com muita acção pós-flop para poder capitalizar edges. Passo tanto quanto possível ao lado da guerra de blinds (só ataco em situações muito favoráveis - daí estar na casa dos 10%) e defendo muito as tentativas de roubo de jogadores muito agressivos pré-flop e com ranges muito largos nos steals. Afinal, se um jogador tenta roubar com um range largo eu posso acompanha-lo com um range bastante largo também - note-se que vou ter um call com uma relação bastante favorável tipo 1:4.5 que é aceitável para um leque bem razoável de mãos. Por outro lado, a agressividade vinda desses jogadores não é para levar muito em conta. Jogadores com raises pre-flop da ordem dos 15-20% - e que vão ser ainda maiores nas últimas posições - vão estar a fazer raise com mãos marginais e que se tiverem alguma disputa no flop vão muitas vezes ficar com problemas e tomar más decisões.
Na verdade, nem vejo actualmente muitos jogadores com winning rates bons dentro do range que ele dá (a maior parte dos bons jogadores, no que diz respeito ao PFR, costumo encontra-los mais nos 8-12% mas isso pode variar também de site para site conforme os estilos das mesas). Também nesses valores são jogadores que vão estar sujeitos a uma variância bastante mais significativa, o que depois pode ter efeitos secundários... _________________ . |
|
| Voltar acima |
|
 |
uhgi

Registo: 30 Set 2005 Mensagens: 631 Local/Origem: Rio Tinto, Gondomar
|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 7:22 pm Assunto: |
|
|
no cálculo do Z, usamos o desvio padrão e o winrate em $ ou BB? _________________ "Fun, Freedom, Fulfillment"
Hugo Freitas |
|
| Voltar acima |
|
 |
MarcoAntonio

|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 7:31 pm Assunto: |
|
|
É preferível fazer em BB's muito embora não deva dar dar valores muito diferentes se o sample for decente e desde q não haja grandes assimetrias nos winning rates entre os diversos stakes (se for esse o caso, samples pequenos e assimetrias acentuadas, então é melhor fazer em BB's).
No meu caso, a título de curiosidade, dá exactamente o mesmo usando ambos os critérios: Z=4.47... _________________ . |
|
| Voltar acima |
|
 |
uhgi

Registo: 30 Set 2005 Mensagens: 631 Local/Origem: Rio Tinto, Gondomar
|
Colocada: Seg Abr 30, 2007 8:02 pm Assunto: |
|
|
ok, Marco, obrigado pela resposta.
deu-me 2,29 em 36420 mãos (desde o início de 2007), com o cálculo em BB.
com o cálculo em $ tenho z=1.82
ainda há muito para melhorar :) _________________ "Fun, Freedom, Fulfillment"
Hugo Freitas |
|
| Voltar acima |
|
 |
|
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum
|
|