Conceitos e Regras Básicas do Texas Hold'em



Em Texas Hold'em jogamos numa mesa onde se podem sentar desde dois jogadores até dez. Neste jogo, poderás ter uma quantidade de fichas, ou dinheiro que te servirá para realizar as apostas. Através destas apostas, irão se formar potes em cada mão que se joga. O objectivo deste jogo é ganhar esses potes e assim aumentar a tua quantidade de fichas ou dinheiro.

Podemos ganhar um pote de duas formas:

  • Quando no final de cada jogada, os jogadores ainda envolvidos mostrarem as suas cartas e a nossa mão seja mais forte que a(s) do(s) adversário(s).
  • Quando durante a mão tivermos realizado apostas e todos os nossos adversários abandonarem sem chegarmos à fase em que se mostram as cartas de cada um.

O funcionamento do jogo é simples: São dadas duas cartas tapadas (privadas) a cada jogador e irão sair até 5 cartas, visíveis a todos  (cartas comunitárias), na mesa durante as rondas de apostas. Dado que uma mão de Poker é composta por cinco cartas, escolherás as cinco que formam a melhor combinação entre as tuas duas cartas tapadas e as cinco que saem na mesa.

 

 

Posições


Quando chegas a uma mesa de Poker, o que precisas saber fazer é sentar-te e até um acto tão simples como este tem relevância no Poker. É muito importante conhecer cada posição da mesa. Em primeiro lugar temos de saber que existem dois tipos de mesa: A mesa curta e mesa completa. A mesa curta caracteriza-se por ter (normalmente) 6 jogadores e a mesa completa por ter um máximo de 10 jogadores.

 

Última posição (Botão)

Esta posição é a mais importante da mesa já que marca a ordem dos restantes jogadores. Logo à esquerda encontra-se a Small Blind e logo a seguir a Big Blind. A última posição irá mover-se para a esquerda em cada nova jogada (rodando à volta da mesa). Ou seja, a Small Blind será a última posição na jogada seguinte. O jogador que estava na última posição ficará agora na penúltima posição e assim sucessivamente.

Small Blind

A Small Blind é a posição imediatamente à esquerda da última posição O jogador que está neste lugar está obrigado a colocar uma aposta “às cegas” e daí o seu nome.

Big Blind

A Big Blind é a posição logo à esquerda da Small Blind e por isso estão as duas Blinds à esquerda da Última posição. Como no caso da Small Blind, a Big Blind tem de fazer uma aposta “às cegas”. O valor desta aposta dependerá do tipo de mesa em que estiveres a jogar, e será sempre o dobro da aposta da Small Blind.

Sabias que...?

- ... à última posição também se chama de "Botão" porque nas mesas de Poker é usada uma ficha grande que se chama de botão para a identificar?

- ... para identificar uma mesa usa-se a nomenclatura "NL 0.2$/0.4$", onde NL refere-se ao tipo de jogo (neste caso No Limit ou em português "Sem Limite") e os valores referem-se ao valor que a Small Blind e Big Blind terão de colocar “às cegas” respectivamente na mesa?

 

Acções


Em Texas Hold’em teremos, habitualmente, três acções possíveis quando for a nossa vez de tomar uma decisão: subir uma aposta (raise), igualar uma aposta (call) ou abandonar perante uma aposta (fold). Em algumas situações, quando qualquer outro jogador não tiver apostado, em lugar de subirmos, faremos uma aposta (bet) e em vez de abandonar, poderemos simplesmente passar (check). Vejamos as diferentes acções, uma por uma:

Apostar (bet)

Poderemos apostar quando for a nossa vez e ainda ninguém apostou. Na modalidade “Sem Limite" poderemos apostar a quantidade que pretendermos, acima do valor mínimo permitido que falaremos mais à frente quando falarmos das rondas de apostas.

Subir (raise)

Subiremos uma aposta quando algum jogador já tiver realizado uma aposta e nós pretendermos apostar uma quantidade maior. Num jogo “Sem limite” podes subir a aposta tanto quanto queiras até à totalidade das fichas que tenhas na mesa. Também existe um mínimo que devemos conhecer e que também falaremos mais à frente.

Igualar (call)

Igualaremos uma aposta quando algum jogador tiver já apostado e nós queiramos apostar a mesma quantidade. Deveremos igualar o número de Big Blinds que o jogador tiver apostado.

Abandonar (fold)

Consiste em desistir da mão quando alguém aposta. Podemos abandonar em qualquer ponto de uma mão se considerarmos oportuno.

Passar (check)

Passar é uma acção que só poderemos tomar quando ainda nenhum adversário tiver apostado e pretendemos saber o que irão fazer os restantes jogadores. Se, depois de passarmos, alguém apostar, voltará a chegar a nossa vez (pela ordem) para que voltemos a decidir o que fazer na mesma ronda de apostas.

 

 

Rondas de Apostas e desenvolvimento de uma mão


Agora vamos ver como se desenvolve uma mão de Poker na modalidade Texas Hold'em e as fases em que se compõe.

Em primeiro lugar, logo que os jogadores estiverem distribuídos pela mesa, serão dadas as cartas. A entrega das cartas privadas começa na Small Blind, que recebe uma carta. Depois, o jogador na Big Blind recebe a sua primeira carta e assim sucessivamente para os restantes no sentido horário. Quando o jogador na última posição receber a primeira carta, o jogador na Small Blind começa a receber a sua segunda carta e repete-se o processo até que todos os jogadores tenham recebido as suas duas cartas privadas, e dá-se inicio à primeira ronda de apostas. Em Texas Hold'em existem quatro rondas de apostas.

Os seus nomes são de origem anglo-saxónica mas é importante aprender estes nomes pois não existe tradução válida em português para eles. As diferentes rondas de apostas chamam-se: Preflop, Flop, Turn, e River. Vamos conhece-las um pouco mais a fundo:

  • Preflop

O Preflop é a primeira ronda de apostas. É a ronda em que só contamos com as nossas cartas privadas. O seu nome vem de "Antes do Flop", dado que o Flop é a ronda seguinte de apostas.

Na ronda Preflop, antes de serem dadas as duas cartas a cada jogador, realizam-se obrigatoriamente duas apostas. Como já explicámos quando vimos as Posições. As apostas obrigatórias são a Small Blind e a Big Blind.

Depois de realizadas as apostas obrigatórias e dadas as duas cartas a cada jogador, começa a jogada. O primeiro jogador a tomar a sua decisão Preflop será o jogador situado à esquerda da Big Blind. Este jogador terá 3 opções:

  • Subir (raise): o jogador pode subir (aumentar) a aposta da Big Blind já que é a aposta mais elevada actualmente na mesa. Deve subir no mínimo o dobro da Big Blind e no máximo, todas as suas fichas.

  • Igualar (call): o jogador pode igualar a Big Blind.

  • Abandonar (fold): o jogador pode atirar as suas cartas e retirar-se da jogada que não lhe parece ser suficientemente boa. Ao abandonar, deixará de jogar até ao final da mão.

Depois de escolher e tomar a sua acção, será a vez do jogador sentado à sua esquerda, e assim sucessivamente. Todos os jogadores têm as mesmas opções, excepto o jogador da Big Blind que têm a opção de passar (check) se ninguém tiver subido a sua aposta.

A primeira ronda de apostas (Preflop) termina quando todos os jogadores tiverem escolhido as suas acções e se tiverem igualado as apostas na mesa.

  • Postflop

Flop

Atenção!

A partir deste ponto, o primeiro jogador a falar (tomar a sua decisão) já não será o primeiro jogador à esquerda da Big Blind mas o jogador situado na Small Blind ou, se este já não estiver em jogo, o jogador seguinte à esquerda deste, e assim sucessivamente.

Nesta ronda de apostas são mostradas 3 cartas no centro da mesa, que serão comunitárias para todos os jogadores. Ou seja, com as nossas duas cartas privadas e as 3 cartas comuns compomos a mão nesta rondas de apostas.

A partir desta ronda, a aposta mínima será sempre igual ao tamanho da Big Blind.

Como nesta ronda não existem as apostas obrigatórias que existiam preflop, todos os jogadores terão a opção (para além das que já tinham preflop) de passar (check) se ainda ninguém tiver apostado antes nesta ronda.

A ronda de aposta termina quando todos os jogadores tiverem falado e todas as apostas feitas tiverem sido igualadas. Se todos os jogadores decidirem passar, também acabará a ronda de apostas e passaremos à seguinte.

Turn

Chegados ao Turn, mostra-se mais uma carta comunitária que também fará parte das nossas opções na formação da nossa mão. Agora dispomos de duas cartas privadas e quatro comuns, o que totalizam seis cartas disponíveis.

Inicia-se então o mesmo procedimento do flop, começando uma ronda nova de apostas com os jogadores que ainda se mantêm em jogo.

River

A última ronda de apostas é o River. Nesta ronda é mostrada a quinta e última carta comunitária que poderemos utilizar para a nossa mão. Do mesmo modo que no Turn, no River a nossa mão será a mais forte de todas as possibilidades que podemos fazer com as sete cartas que dispomos.

Tal como no Flop e no Turn, começa uma ronda de apostas nova com o mesmo procedimento das anteriores. Uma vez terminada (e pelo menos dois jogadores tenham igualado os valores apostados) mostram-se as cartas de todos os jogadores que tiverem chegado até este ponto e verifica-se que tem a jogada mais alta.

Jogamos sempre todas as rondas de apostas?

Não, nem sempre. Se, em algum ponto da mão, apenas ficar um jogador em jogo, é considerado vencedor do pote sem haver necessidade de mostrar as suas cartas e a mão terminará. Isto significa que em muitas ocasiões haverá um jogador que efectuará uma aposta que ninguém quererá igualar e assim, não chegaremos às rondas seguintes dessa mão.

O que acontece se eu tiver apostado todas as minhas fichas ?

Este movimento é conhecido como “All-in". Se já tiveres colocado todas as tuas fichas em jogo numa ronda de apostas e enfrentares um só rival ou mais do que um que já não podem tomar mais decisões, serão mostradas as cartas comunitárias que ainda faltarem (se faltar alguma), e depois serão mostradas as cartas privadas para se verificar quem é que ganhou a mão.

Se houver mais do que um jogador com mais fichas do que outro que foi all-in, os restantes continuarão a jogar na disputa de um pote secundário no caso de ser realizarem mais apostas. Estas situações são geridas pelo próprio software da sala em que estiveres a jogar, pelo que não precisarás de te preocupar muito com isso.

 

Ranking de mãos


Quando são mostradas as cartas, a tua jogada será a melhor possível de todas as combinações que se possam fazer das tuas duas cartas com as cinco cartas comunitárias. Em algumas situações usarás as tuas duas cartas, uma única ou simplesmente usarás as cinco cartas comunitárias da mesa. Ganha quem tiver a mão mais alta. Para saber qual é essa jogada, mostramos o ranking das mãos possíveis, ordenadas da maior ao menor valor:

  • Sequência Real

    Sequência máxima de cor  sasksqsjst

  • Sequência de Cor

    Cinco cartas consecutivas e do mesmo naipe  h3h4h5h6h7

  • Poker

    Quatro cartas iguais - sahacada

  • Full House

    Um trio e um par  sjdjhjd3c3

  • Cor

    Cinco cartas do mesmo naipe não consecutivas  dadqd8d3d2

  • Sequência

    Cinco cartas consecutivas mas não do mesmo naipe  s6h5h4d3c2

  • Trio

    Três cartas iguais  sjdjhjc9d4

  • Dois pares

    Dois pares  sadqd8c8h4

  • Par

    Duas cartas iguais   d8c8sqd5h2

  • Carta mais alta

    Carta mais alta se não temos uma jogada melhor  sad6d5c3s2

Sim mas... há vezes, fico sem perceber quem ganha!

Há situações, sobretudo no principio, em que tu e o teu adversário têm uma mão muito parecida e, para saber quem ganha, é necessário verificar com maior detalhe:

  • Dois jogadores têm a mesma mão mas com cartas diferentes:

    Par contra Par. Ganha o que tiver o par de maior valor. Como o valor das cartas é do 2 ao As, um par de reis, skdk  ganha a um par de dez, dtht.

    Também acontece o caso de ambos terem cor, em cujo o caso, ganhará o que tenha a cor com as cartas de maior valor. Ou se ambos tiverem sequência, ganhará a mais alta, etc...

  • Dois jogadores têm a mesma mão com as mesmas cartas:

    Por exemplo, o mesmo trio. Como uma mão é composta por cinco cartas, precisamos de outras duas para compor a mão completa, começamos pela carta mais alta disponível (carta de apoio) e assim sucessivamente com as restantes até cinco.

    Isto pode acontecer, por exemplo quando na mesa esteja s7s8hadac2 e dois jogadores tenham saskcaht, respectivamente. Ambos tem um trio de ases, mas ganha o jogador que tem  sask porque a sua jogada é hadasasks8, trio de ases com o rei como carta de apoio, contra o adversário que têm  hadacahts8, trio de ases com o dez como carta de apoio (conhecido como Kicker).