Rakeback ou Estudar e Evoluir?

11 de Julho de 2011 às 02:18
Comentários 18


Muitos jogadores já tiveram de fazer esta pergunta a si mesmos ao longo dos anos. E muito provavelmente, muitos de vós pensarão nisto em algum ponto da vossa carreia como jogadores de Poker. O que é melhor? Aceitar uma oferta muito boa de rakeback, ou associar-me a uma escola e melhorar o meu jogo? Antes de começar a dissertar sobre esta questão, devemos falar um pouco sobre o que é o rakeback e de onde vem.
O rakeback, por definição, é uma parte que a sala nos devolve das comissões que pagamos nas mesas. Normalmente de forma mensal. Assim, se tivermos um acordo de 66% de rakeback, e tivermos gerado 1.000$ de rake num mês, a sala irá devolver-nos 660$ no final desse mês.
Até aqui tudo simples, mas: O que é realmente o rakeback? Bem, em primeiro lugar, temos de saber que o rakeback, cashback e o sistema VIP acabam por serem coisas muito similares. Significam dinheiro que se reinveste no jogador contribuindo assim para a liquidez do sistema. E na maioria das salas, este dinheiro devolvido costuma rondar em média os 30%. É uma margem razoável e é o que oferecem, em média, a maioria das salas. No entanto, todos sabemos, que de uma forma mais ou menos legal, existem acordos de 50%, 60% e mesmo de 70% de rakeback.
E aqui é que surge a dúvida... Vou para uma sala com um acordo de 60% de rakeback ou para uma escola, como a EducaPoker, com uma média de rakeback de 30% em qualquer sala mais os conteúdos e os professores? No final, a resposta é matemática, como em tudo no Poker. E tudo, tanto o rakeback como a aprendizagem, se traduz em dinheiro ou em bb/100.
Em baixo podem ver uma tabela com dados oficiais, segundo a PTR, do rake médio que se cobra nas maiores redes em cada nível:
O que quer dizer esta tabela? É muito simples. É o rake que estamos a pagar à sala em forma de bb/100 do nível em que jogamos.
Por exemplo: O Pedro joga em NL100 e tem uma winrate de 3,2bb/100. Além disso, terá pago 7,6bb/100 à sala. Ou seja, o Pedro teve de ganhar 10,8bb/100 para poder ser ganhador no seu nível. O que é o mesmo que dizer que, se não existisse rake, o Pedro ganharia 10,8bb/100.
Agora, com estes dados, iremos fazer uns testes, e poderemos comprovar o que nos é mais rentável, se um extra de rakeback ou uma aprendizagem que nos fará evoluir e ganhar mais bb/100.
Exemplo 1: Jogador que escolhe o rakeback.
Geralmente, um jogador que escolhe o rakeback é um jogador que não se esforça muito em melhorar. É um jogador que prefere jogar muito para aproveitar o acordo que tem e ter um winrate médio ou baixo que complementará com as entradas de rakeback. Suponhamos um rakeback médio de 60%.
No nosso exemplo, o jogador irá subindo nos stakes quando tiver banca suficiente. No entanto, ao não melhorar o suficiente, a sua winrate não o acompanhará, e irá compreensivelmente baixar este valor.
Exemplo 2: Jogador que escolhe o estudo para evoluir.
O jogador que escolhe a aprendizagem receberá menos entradas de rakeback, mas ao aumentar o seu nível de jogo poderá ganhar mais bb/100 e com isso obter uns ganhos maiores no longo prazo e em todos os níveis, que subirão exponencialmente nos níveis médios e altos.
Como podem verificar, o jogador que escolhe a aprendizagem, à medida que vai avançando nos níveis, irá ganhando muito mais que o jogador que escolhe a oferta alta em rakeback. Claro que, as winrates nas mesas são uma estimativa pura e considero que fui muito pouco generoso com o jogador que se formou, já que acredito que ainda possa ganhar muito mais.
Podem aproveitar estas tabelas, brincando com os números e comprovar no vosso caso o que vos poderá sair mais lucrativo. Como sempre digo, não existe uma verdade universal. Eu só coloco as ferramentas para que vocês as trabalhem.
Cumprimentos!
darkored


Comentários (18) Comentários


11 de Julho de 2011 às 20:01
njdsousa Autor verificado disse
Fica uma questão por colocar: Como fazer se a(s) únicas salas disponíveis numa escola (pois já se tinha conta nas outras salas...) não disponibilizam RB? Aí como será a melhor escolha?

12 de Julho de 2011 às 04:34
vasmes04 Autor verificado disse
Essas winrates vêm completamente do ar...
"fui muito pouco generoso com o jogador que se formou", lololol
Sem querer mal a escola, podiam ser um bcdinho mais realistas!!!


12 de Julho de 2011 às 13:23
.Vodkas Autor verificado disse
e se um jogador tiver 60% de rakeback e investir 360$ anuais do seu bolso para ter acesso a uma escola de poker paga?
Se jogar 500.000 mãos por ano com uma winrate total (winrate real + rakeback) de 8,8bb/100... bem... "No final, a resposta é matemática, como em tudo no Poker. E tudo, tanto o rakeback como a aprendizagem, se traduz em dinheiro ou em bb/100."


14 de Julho de 2011 às 01:54
speederll Autor verificado disse
vodkas ftw!

14 de Julho de 2011 às 14:46
Darkored Autor verificado disse
Não estamos a falar em "renunciar" a 30% de rakeback extra em troca de alguns conhecimentos. Indico 30% como média, mas os bons sistemas VIP, para quem faz muito rake, podem chegar até aos 50% de forma completamente legal. E no final, a quem interessa verdadeiramente o rakeback é aquele que faz muito por mês. E esse jogador poderia obter um bom sistema VIP e além disso ter os conteúdos da escola.

E se encontrares conteúdos de poker de qualidade por 360$, por favor avisa-me. :P

14 de Julho de 2011 às 15:57
Sr_motim Autor verificado disse
DeucesCracked? Foi o unico texto teu que não gostei Alvaro. Os numeros parecem-me meio aleatérios (ou têm uma base cientifica por trás?), e depois, tás a falar como homem de negócios, e não como jogador de poker. Deals há muitos, cada um escolhe o que achar mais rentável. Gostei de todos os outros artigos de estratégia.

Cheers!

14 de Julho de 2011 às 20:58
Fow Autor verificado disse
blufirepoker 400$ por 1 ano ou se preferires para ficar dentro do orçamento 250$ por 6 meses.

15 de Julho de 2011 às 03:48
vasmes04 Autor verificado disse
darkored
"se encontrares conteúdos de poker de qualidade por 360$, por favor avisa-me. :P" estas a gozar nao?
deucescracked 360, legopoker 300, bluefire 360, cardrunners 360...
N devias publicar estas coisas sem te informares primeiro, fica mal...

15 de Julho de 2011 às 11:40
Darkored Autor verificado disse
Bem, penso que não conseguiram captar a ironia nas minhas palavras quando pedi para me avisarem sobre boas escolas a baixo preço. Claro que conheço todos os sites que mencionaram. E por isso é que mencionei "conteúdos de poker de qualidade".

Sinceramente, na minha humilde opinião, esses sites são apenas páginas de diversão camufladas de ensino.

Naturalmente, esta é uma opinião completamente pessoal, mas quando as consultei, reparei que não davam grandes explicações lógicas para os movimentos que estavam a realizar pelo que fiquei um pouco decepcionado.

Mas não é esse o objectvio principal do artigo. O que pretendia dizer é que um conteúdo de poker de qualidade, na minha opinião, vale mais do que 360$ por ano.

16 de Julho de 2011 às 05:20
pfrancodias Autor verificado disse
Desculpem meter-me na conversa, mas a meu ver o que o DarkoRed quer dizer é o seguinte: Segundo ele, os ensinamentos que a sua escola "dá" valem bem o Rake dos seus alunos. Ou seja, ele "dá" conteudos da melhor qualidade(segundo a sua opinião) a troco de ficar com o Rake dos seus alunos. Como professor é normal ele se considerar o melhor do mercado e a concorrência de menor qualidade. É um sentimento comum. Como homem de negócio( porque com este esquema de Rakes a escola virou um bom negócio) convém "demonstrar" que os seus alunos ganham mais dinheiro com os ensinamentos do que se ficassem com o Rake (mas perdedores por falta de acesso a conteudos da melhor qualidade). Se de facto os seus conteudos são muito melhores do que os da concorrência o futuro o dirá, nomeadamente vendo o sucesso dos seus alunos. Mas cuidado não confudir 2 ou 3 casos de sucesso, com o que de facto deve ser avaliado, que a meu ver será a % de alunos ganhadores ao fim de um tempo razoavel, por exemplo 6 meses. Julgo que só assim se poderá provar que os que aderiram à escola, também eles fizeram um bom negócio. Saudações

17 de Julho de 2011 às 04:08
luismelo4 Autor verificado disse
"Sinceramente, na minha humilde opinião, esses sites são apenas páginas de diversão camufladas de ensino."

Não acredito que esteja a falar a serio



17 de Julho de 2011 às 08:58
cyclop Autor verificado disse
"Gastei uns trocos na bluefire e não aprendi nada, os artigos não tão sequenciados para aprender algo decentemente, têm bastantes videos, de bastante qualidade, mas não aprendi a jogar" <- true story, são negócios, uns vendem inscrições sites de download de videos de mãos comentadas ( quer ganhem, quer percam o deles tá garantido^^ ), outros preferem seguir uma lógica de aprendizagem ( quanto mais rake os alunos ganharem, mais a escola ganha ), será bom para uns, e mau para outros.


Ou resumindo este texto todo: Se me dessem o caraças de uns videos para ver (com a materia) acabava um mestrado com apenas 10 anos de idade?

17 de Julho de 2011 às 13:09
Fow Autor verificado disse
cyclop falas como se nunca tivesses subscrito o serviço das escolas citadas.nenhuma delas poe la videos ao monte ate costumam ter series de videos com x tema e a maior parte dos professores sao bastante competentes.A maior parte dos jogadores vai dizer te que prefere aprender com videos de jogo que com materia apesar de ambos serem necessarios.Dizer que as outras escolas nao tem qualidade conhecendo nos os nomes que nelas ensinam e muitos de nos termos acesso ao conteudo delas é ridiculo

17 de Julho de 2011 às 15:26
Jack_Miagger Autor verificado disse
"Adapt what is useful, reject what is useless, and add what is specifically your own." Bruce Lee



17 de Julho de 2011 às 16:02
pfrancodias Autor verificado disse
Fow, quanto à tua critica sobre a avaliação das restantes escolas, acho que tem toda a razão. Além de ser ridiculo dizer que as outras escolas não têm qualidade, é de muito mau gosto vir dizer: "Eu dou aulas de Poker e sou o melhor que existe e todos os outros que fazem o mesmo, mas nas outras escolas, são muito maus". Se cada um de nós tivesse esta atitude nas nossas respectivas profissões ia ser bonito. Eu também sou professor (dou aulas de Bridge) e nunca disse a nenhum dos meus alunos que sou o melhor professor ( e garanto que sou muito bom), eles que façam essa avaliação. E como é lógico, jamais disse mal dos meus colegas professores, com quem aliás me dou nuito bem.

17 de Julho de 2011 às 18:37
cyclop Autor verificado disse
Fow lê bem o que disse, eu NUNCA disse que os vídeos não têm qualidade.

17 de Julho de 2011 às 18:41
cyclop Autor verificado disse
Fow, também NUNCA DISSE que que as outras não têm qualidade.

18 de Julho de 2011 às 03:41
acoimbra Autor verificado disse
A titulo pessoal, acho muito bom o conceito do educapoker e desde que todos os intervenientes entendam o que se está a passar, é um sistema justo e potencialmente benéfico para todas as partes.

Dito isto e também a titulo pessoal, acho que este artigo foi uma ofensa à inteligência dos leitores e concordo com o comentário do .vodkas.

Os comentários efectuados por utilizadores não registados terão de ser aprovados por um moderador.
Pode fazer Login ou, se ainda não é membro, Registar-se de forma a poder comentar sem moderação.

Nome

Email


 

darkored - Álvaro Áspas

darkored

Álvaro Áspas

Álvaro "Darkored" Aspas, é um conceituado jogador de Poker Espanhol! Conquistou o Unibet Open Budapeste 2009, dedica-se a No Limit Holdem High Stakes e é um dos professores EducaPoker!


Últimos posts