Reflexões

11 de Julho de 2009 às 01:14
Comentários 26


Num dia destes ouvi uma expressão que me deixou pensativa e apreensiva. "Eu jogar poker? Que vergonha viver de jogo!! Nunca."

Este assunto já está muito falado e comentado. Mas não deixa de ser um tema actual.

Afinal o que verdadeiramente pensam os amigos e os familiares de um jogador de poker?
Será que as opiniões se alteram consoante os ganhos/perdas? O cenário tomará outras formas se o jogador for profissional? Fará sentido explicar pormenorizadamente? Argumentar?
Quais as pessoas que aceitam melhor? Quem mais confia no jogador? Quem mais gosta de jogo em geral? Quem não gosta de jogo e não percebe nada disso?
Quem diz abertamente que joga poker a todas as pessoas que, de alguma forma, fazem parte da sua vida? Quer sejam relações profissionais, de amizade ou familiares.
Poderemos pensar que a culpa também passa pelos jogadores? Que assumem alguma vergonha, alguma retracção, alguma contenção em revelar que jogam poker?
O que fazer para alterar algo na cabeça das pessoas?

É tão simples dizer: Um dos meus hobbies é fotografia. E pronto...Não há nada para explicar. Não existem condenações. Não existem pressupostos dúbios. Quando acontecerá o mesmo ao dizermos que o nosso hobbie ou profissão é jogar poker?

Como em tudo há casos e casos, realidades e realidades. Mas, parece-me que muitos passam ou passaram por situações de algum constrangimento ou contenção. Um dos principais entraves passa pelo poker ser jogado em casinos. Casinos levam a pensar em jogos de azar e sorte. Mas o poker é um jogo de estratégia!!

Um jogo de poker está mais associado às bases implícitas de uma partida de de xadrez do que de uma sessão a jogar videopoker.

A componente sorte no xadrez existe.Pelo que sei está relacionada com o sorteio inicial. Quem começa com as peças brancas tem direito a ser o primeiro a jogar. De seguida será estratégia,táctica e claro a perícia e conhecimentos do jogador. Ou seja a sorte poderá ser reduzida a insignificante se for superada pela estratégia, táctica e perícia.
A componente sorte numa sessão de videopoker é constante. Mesmo que a melhor opção de "prender" as cartas seja tomada, será precisa sorte para saírem as restantes que interessam para completar a mão. A componente sorte predomina, sem deixar espaço de manobra a qualquer estratégia possível.

Outro problema relacionado com o poker é ser um jogo a dinheiro. Mas quantos torneios de futebol, ténis, etc envolvem dinheiro ou prémios de elevado valor? Julgo que o problema dinheiro chega perto, muito perto de ser um mito no entrave à aprovação deste nosso desporto.

Quando assistimos a séries norte-americanas apercebemo-nos que uma enorme percentagem da população tem os seus jogos periódicos entre família ou amigos. Algo envolvendo convívio saudável! Seria tão bom ver algo idêntico, no nosso país, dentro de meia dúzia de anos.
Jogar poker envolve, entre outras coisas, estímulo à inteligência, ao raciocínio, melhoria da percepção do próximo, auto-conhecimento, auto-controlo, e melhoria de concentração. O poker é uma modalidade que tem subjacente algumas ciências. Psicologia, sociologia, matemática, são algumas das quais tenho consciência que estão presentes. Imagino que existam componentes de outras.

O que pode ter de tão nocivo algo que nos permite crescer tanto como ser humano?
Este "olhar de lado" tão habitual por quem não conhece tem de ter alguma origem. As razões devem prender-se a história de o avó de não sei quem que perdeu o apartamento num jogo de poker, o outro que perdeu o carro, e ainda o outro que chegou a casa sem o salário porque apostou tudo num jogo de poker.
Quem só conhece esta realidade terá certamente na cabeça a espontânea negação ao fenómeno poker. Mas como em tudo há vertentes diferentes. Numa era de informação rápida e fácil, quem quer começar a jogar poker para evoluir pode informar-se, estudar, analisar e praticar da melhor forma esta modalidade. Saber como começar, gestão de banca, etc. E como explicar isto a um leigo? E a alguém com o pé atrás?
Onde está a solução?

Bem...depois de tantas palavras julgo que me encontro no mesmo ponto.

Parece que estamos numa decisão numa mão de poker.
Em que temos de analisar
. o oponente - em que a abordagem terá de ser diferente consoante a pessoa
. o tipo de jogo - contextualizar, perceber se estamos num freeroll em que não temos muito a perder e tudo a ganhar, ou se estamos numa mão decisiva num torneio, ou seja, que queremos no final ganhar, que essa pessoa perceba e entenda e que acima de tudo esteja a nosso lado, se estamos na fase de rebuys, em que sabemos que podemos ir dando informação à pessoa aos poucos, para ir interiorizando.
. definir o que fazer em cada street - saber bem o que responder depois de ouvir os argumentos do costume ou não.
. analisar a restante mesa que ainda poderá ter acção na mão - factores externos são muito importantes, neste caso as relações próximas do nosso "adversário" podem levar por agua abaixo todo o processo.

UFA!! Uma mão difícil de jogar em alguns spots da nossa vida. Isto porque depreendo que o mundo que nos rodeia nos interessa. E que vivendo em comunidade, a aprovação, respeito e apoio dos que nos são próximos, é um ponto base da nossa estabilidade emocional e social.

E para ajudar à festa estamos num ciclo vicioso...Esta estabilidade faz de nós melhores jogadores!!;)

Espero que o meu texto não esteja muito confuso, nem muito enfadonho. Está repleto de interrogações difíceis de encontrar resposta simples e fácil.



Comentários (26) Comentários


11 de Julho de 2009 às 01:14
rudeboy Autor verificado disse
é bem

11 de Julho de 2009 às 02:22
Zimpson Autor verificado disse
Parabéns!! Excelente texto. GG

11 de Julho de 2009 às 05:18
Tiago_APS Autor verificado disse
Gostei de ler Tikita. =)

11 de Julho de 2009 às 11:36
Casper-PT Autor verificado disse
Grande reflexão.
Um dia isto ainda vai ser diferente.
Até lá vamos aguentando o estigma......

11 de Julho de 2009 às 17:20
Pokerpiu1 Autor verificado disse
excelente texto!!

:) GG

11 de Julho de 2009 às 19:45
Maria disse
Parabéns pelo artigo. Eu pessoalmente já passei tive constrangimentos quando numa entrevista de emprego disse que um dos meu hobbies era jogar poker.

11 de Julho de 2009 às 21:08
acoimbra Autor verificado disse
Para quem joga casualmente ya, é mais complicado explicar. mas para kem joga profissionalmente ja é mais fácil, porque as pessoas entendem a palavra "DINHEIRO" :)

12 de Julho de 2009 às 12:50
Alexandra disse
Ser um jogador a falar do seu hobbie (vicio) entre eles é muito facil de entender o problema não é só o dinheiro, quando esse mesmo hobbie começa a interferir na sua relação com os outros com a familia amigos etc... quando esse mesmo hobbie começa a afastar-te dos outros esse é o verdadeiro problema quando um jogador não consegue ser equilibrado, acho que se deve encontrar esse equilíbrio para que se deixe de olhar para o poker ou outros jogos do género de outra maneira

12 de Julho de 2009 às 16:50
almada Autor verificado disse
Espectacular, penso que disseste tudo o que um jogador de poker pensa.
E apesar de tudo penso que a nossa sociedade está cada vez mais preparada para aceitar escolhas deste tipo, assim como a homossexualidade, a prostituição, o álcool, as drogas leves, etc.

São escolhas que vão de alguma forma contra os 'princípios' da nossa sociedade, e cada vez mais se vão tornando aceites.

Já agora, eu estou dentro de um grupo que costuma fazer esse jogo semanal entre amigos, onde não se ganha nem se perde muito dinheiro, tornando-se apenas um convívio.

Boa Tikita, keep up the good work ;)

12 de Julho de 2009 às 19:28
tomalatu Autor verificado disse
meus amigos publiquem, k vale a pena =)...vou mostrar isto aos meus velhos XD

13 de Julho de 2009 às 06:18
sarcas5 Autor verificado disse
e viva o poker fora as badbeats grrrrrrrr paraa mim poker=$$$$$$$$$$$$$$ lol

13 de Julho de 2009 às 10:25
ironelson Autor verificado disse
ainda há pouco tempo ouvi os meus vizinhos a comentar "o jornal de notícias intitulava 'portugueses viciados no poker' ", então fui logo a correr comprar a edição do dia para verificar tal afirmação e afinal o título era 'portugueses rendidos ao poker'. É triste como o preconceito chega a ser tanto :/

Nice1 tikita.

13 de Julho de 2009 às 13:10
Neon710 Autor verificado disse
Foi muito bom ler a reflexão que tantos de nós já várias vezes fizémos. Obrigado!
Respostas, de facto são complicadas...

13 de Julho de 2009 às 14:57
kid Autor verificado disse
Excelente texto tikita.


13 de Julho de 2009 às 15:49
luidgi1968 Autor verificado disse
como já disse noutro comentário que fiz:
WOW, the lady is on fire.

e já agora um comentário machista, hehehe:
"há gajos com muita sorte", bonita, inteligente e boa jogadora.

13 de Julho de 2009 às 16:05
luidgi1968 Autor verificado disse
agora mais a serio, eu felizmente não tenho problemas com a minha mulher pois ela apoia-me e não se preocupa com a minha gestão de banca. a unica coisa que reclama e que tenho tentado corrigir é o tempo dedicado ao poker ( e á pesca) e retirado a ela.
conheço alguns casais do poker como a Sonia e o Cristiano, o Vitor e a Ana, a Catarina e o Roberto, etc. o que eu gostava de saber é como gerem as vossas bancas, individualmente ou em conjunto? e como gerem o vosso tempo, jogam os dois ao mesmo tempo ou conforme calha?

13 de Julho de 2009 às 16:08
Parreira disse
Os outros desportos envolvem muito dinheiro, alguns envolvem mesmo mais dinheiro do que o poker. A grande diferença, é que no poker são os jogadores que trazem o dinheiro para o jogo. O Frederico Gil não teria jogado Wimbledon ou Roland Garros se tivesse que pagar 10.000 USD para participar e só os 8 primeiros tivessem direito a prémio. O que é incrível, é que com tanta publicidade e transmissões televisivas, os jogadores ainda pagaram uns 70 milhões de dólares de rake no WSOP, dinheiro a que tem que se somar as despesas com as deslocações e estadias bem como retenções de impostos. É muito dinheiro a sair dos jogadores de poker, e no longo prazo torna-se como um esquema de pirâmide: só é sustentávek enquanto existirem muitos novos jogadores a entrar, de preferência alguns com uma fortuna e apego ao dinheiro iguais ao do Sr. Guy La Liberté.

14 de Julho de 2009 às 00:24
buexx Autor verificado disse
Bom texto sim senhora.tambem sou jogadore de poker e a unica coisa quenao concordo muito no poker é ter que ganhar dinheiro com a desgraça dos outros..mas é como tudo na vida ,um ciclo vicioso so la vai kem ker..cumps

14 de Julho de 2009 às 00:25
buexx Autor verificado disse
Bom texto sim senhora.tambem sou jogador de poker e a unica coisa quenao concordo muito no poker é ter que ganhar dinheiro com a desgraça dos outros..mas é como tudo na vida ,um ciclo vicioso so la vai kem ker..cumps

16 de Julho de 2009 às 02:31
dferreira Autor verificado disse
Olá Sónia.

Gostaria de chamar a atenção para o seguinte. A propósito do videopoker, dizes que "A componente sorte predomina, sem deixar espaço de manobra a qualquer estratégia possível. Isto está totalmente errado. O videopoker é um jogo de pura matemática em que a estratégia correcta depende da relação entre o pagamento de retorno por cada mão e a respectiva probabilidade de ocorrência.

Muitas pessoas pensam que a troca de cartas no videopoker é exactamente a mesma do 5 card draw, mas isso está totalmente errado. A estratégia correcta é bastante diferente e a hierarquia das jogadas favoráveis depende do tipo de videopoker e, dentro de cada tipo, da tabela de retornos.

16 de Julho de 2009 às 20:14
acoimbra Autor verificado disse
luidgi1968: Daqui a uns anos, ainda vai ser discutido em tribunal quem tem direito ao quê do bankroll nos divórcios :P

16 de Julho de 2009 às 21:28
tikita Autor verificado disse
Obrigada a todos pelos comentários!!!;)

luidgi : No meu caso, a minha banca de poker é individual. E julgo que na maioria dos casos se passa desta mesma forma. Relativamente a horários, de jogo online, é consoante as oportunidades e as tarefas do dia a dia. Umas vezes calha ao mesmo tempo outras não...Não é algo planeado..:D

dferreira : Peço desculpa pela ligeireza com que comentei algo sem conhecimento a fundo da questão.

18 de Julho de 2009 às 03:51
AntonioSoares Autor verificado disse
Muito bom texto tikita!
O nosso país infelizmente ainda está muito atrasado em relação ao poker.Nos EUA, as crianças começam a jogar poker com 5 anos de idade, enquanto nós com cinco anos mal sabemos jogar ao burro em pé...lol :))
Já fui muitas vezes advertido pelos meus pais, até recriminado algumas vezes por alguns conhecidos.Mas como sei perfeitamente os meus limites, e tenho a noção exacta de que ainda tenho muito que aprender e evoluir no meu estilo de jogo, com sinceridade não perco o meu tempo a tentar argumentar a determinadas pessoas que olham os jogadores de poker, como sendo viciados no jogo, sem qualquer auto-controlo.Recuso me simplesmente, porque sei que vou estar a gastar saliva e perder o meu tempo....Tão simples quanto isso.
Mas tenho esperanças que com o crescimento do poker a nível nacional, essa geração de "velhos do Restelo" esteja a desaparecer, e que o poker seja visto como um desporto e não como um jogo clandestino.
Bem e vou me deitar porque já são 5 da manhã e espero estar à uma da tarde no Casino.
I'm all in... ;)

28 de Julho de 2009 às 13:37
OPQR Autor verificado disse
Parabens pela frontalidade.

16 de Dezembro de 2009 às 21:31
sargo32 Autor verificado disse
5 estrelas parabens

28 de Dezembro de 2010 às 09:12
paulagamboa Autor verificado disse
gostei... penso tb assim, bj força ai no apoio ás mulheres, já somos algumas.

Os comentários efectuados por utilizadores não registados terão de ser aprovados por um moderador.
Pode fazer Login ou, se ainda não é membro, Registar-se de forma a poder comentar sem moderação.

Nome

Email


 

Tikita - Sónia Carvalheiro

Tikita

Sónia Carvalheiro

Licenciada em Matemática, Conimbricense residente em Santo Tirso, Sónia Carvalheiro é reconhecida na comunidade PokerPT.com como tikita.

É a principal impulsionadora do poker no feminino e é comum vê-la empenhada em novas actividades para as jogadoras nacionais de Poker.


Últimos posts